Canal do Anfitrião


Como a taxa de juros influencia no seu imóvel

por: Rômulo Villela

Sempre que falamos sobre investimentos no geral, espera-se que tenhamos ganhos expressivos acima da média, decisões acertadas, ótimas oportunidades aproveitadas, não é mesmo? Quem aqui quer tomar uma decisão ruim de investimento? Com certeza ninguém.

Porém, qualquer "amargor" que a gente sinta ao longo dessa trajetória, para muitos, já pode ser motivo para nos sentirmos desencorajados a continuar a seguir firme com a estratégia inicial.

E o aumento da taxa selic entra nesse sabor mais azedo quando o assunto é aluguel de imóveis.

Mas o quê uma coisa tem a ver com a outra?

Vamos pegar como exemplo uma quantia de 100 mil reais. Com a taxa selic hoje em 13,75%, se ela se mantiver neste patamar durante um ano, você terá, após 12 meses, 13.750,00 de rendimento no ano, se dividirmos este valor em 12 meses, temos uma rentabilidade de R$ 1.145,83. Não estou considerando aqui o desconto do imposto de renda, que pode variar de acordo com o tempo que você deixa este dinheiro aplicado, vamos nos ater a taxa bruta mesmo.

Você acaba de entender que 100 mil reais nesta taxa de juros parece bem bacana, ainda mais tendo em vista que se você comprar um imóvel de 300 mil reais, será um desafio e tanto chegar em 13,75% de rentabilidade com os alugueis durante o ano.

No entendo, o que temos que ter em mente é justamente que esta taxa de 13,75% não é fixa, ela pode subir, quanto pode descer - e muito, como aconteceu recentemente de chegar a estar a 2%. E neste cenário de 2%, quem sentiu o "amargor" foram as pessoas que tinham seu dinheiro investido na renda fixa. Boa parte delas sentindo este "amargor", resolveram tomar mais risco seja comprando imóveis, abrindo negócios ou qualquer outra iniciativa que tivesse um retorno melhor do que 2%.

O que podemos concluir com isso é que os mercados trabalham em ciclos. Cada ciclo e cada investimento traz oportunidades e desafios.

Você, proprietário de imóvel, reflita sobre o seguinte: se a taxa selic continuar subindo, o que mantém uma boa rentabilidade com o dinheiro "parado", o que você faria? Colocaria o seu imóvel a venda por conta disso?

É importante que tenhamos consciência dos nossos objetivos com o imóvel, são esses objetivos eles que farão você permanecer ou não com o seu imóvel. Aposto que você não pensaria em vender seu imóvel quando a taxa de juros estava em 2% e seu imóvel rendendo 6%, não é verdade?


*Este artigo foi atualizado com os números da taxa selic referente à apuração do dia 04/08/2022.

Gostou deste insight? Leia outros aqui.