Canal do Anfitrião
Monte um imóvel fácil de usar
por Rômulo Villela
Você acaba de decidir fazer do seu imóvel, seja ele comprado novo ou o que você já tinha e resolveu virar a chave para alugar por diária através do Airbnb e outras plataformas. Quando é um imóvel na planta, não há muita escapatória, você será obrigado(a) a fazer alguma reforma e mobiliá-lo totalmente. Já no imóvel que você já tinha e de repente alugava somente pelo tradicional ou até mesmo morava nele, talvez não precise mexer em tanta coisa.
Como qualquer investimento que fazemos em que visamos algum retorno com ele, buscamos gastar o menos possível e ganhar o máximo que pudermos, não é verdade?
Na verdade esse é um desejo que todos nós temos em quase todas as esferas da nossa vida. Aquela história de: “Você conhece um ótimo pedreiro com preço bom?” – estou para ver o dia que alguém venha me perguntar se eu conheço um pedreiro razoável por um preço razoável. Até então, nunca recebi essa pergunta.
Superada esta questão acima, é hora de montar o imóvel com os elementos essenciais para que seja possível aluga-lo através de diárias. Aliás, temos um checklist com mais de 80 itens para te ajudar neste processo. Ao longo dos últimos anos, em mais de 4000 reservas que já realizamos, percebi algumas coisas importantes que devemos levar em consideração neste processo de montagem do imóvel e que só de bater o olho, sabemos que determinadas coisas darão mais trabalho e mais, ou menos, manutenção.
O imóvel deve ser fácil, intuitivo e óbvio.
Pode parecer bobagem falar isso e talvez até meio bobo também, mas nem sempre as pessoas tem essa percepção. Muitas vezes montam com o mínimo possível, outras vezes exageram e montam de forma extremamente desproporcional. De um lado, aquela pessoa que faz o mínimo esforço para fazer algo bom com ótimo custo benefício, de outro, aquela que ingenuamente acredita que investir em tudo do bom e do melhor é o que fará ela ter resultados.
Na minha visão, ambos podem se equivocar em suas escolhas.
O que é, então, montar um imóvel fácil, intuitivo e óbvio?
Imagina que você vai até a casa de um amigo para um jantar que ele ofereceu a você e como retribuição deste jantar você se oferece para lavar as louças. Partindo do pressuposto que você sabe lavar louças, neste momento, você não estará, necessariamente, em pleno domínio do espaço, ou seja, a pia é diferente, as louças podem ter pesos e formatos diferentes do que você está acostumado na sua casa, a altura da torneira também não lhe é tanto familiar, a bucha, o escorredor etc.
Você consegue lavar as louças, mas não da mesma maneira que você faria na sua casa em que você já está totalmente acostumado com tudo, no entanto você é mais cuidadoso por se tratar das louças e utensílios do seu amigo.
Em um imóvel de Airbnb, as pessoas não se preocupam tanto quanto você na casa do seu amigo.
Esse é o ponto importante que você deve levar em consideração ao montar o seu imóvel. O hóspede que chega nele não terá pleno domínio de tudo que você colocará na propriedade, desde um fogão de indução que pode causar confusão, uma persiana mais sofisticada mas que exige um pouco mais de cuidado para manuseá-la, aquela TV com 3 tipos de controles (um pra Net, outro pra TV, outro pra ligar o som bacana que você instalou nela), entre outras coisas que somente quem vive ali teria um domínio maior.
As pessoas que reservam nossos espaços, boa parte das vezes, não vão tomar tanto cuidado assim com itens que exigem um pouco mais de esforço mental. Citemos o exemplo do fogão, se a pessoa quiser cozinhar algo e nunca mexeu em um fogão de indução, ela irá sair apertando todos os botões até ver se consegue acendê-lo. Diferente de um fogão a gás que é girar e acender que já começa a funcionar rapidamente sem muito esforço mental. No final, além da pessoa tender a fazer um mau uso do equipamento, também buscará te perguntar como faz para acender o fogão. Se puder optar por colocar uma cortina de trilhos ou varão, é mais recomendável do que persianas, afinal, não tem muito mistério, é só abri-las ou fecha-las com um ato simples.
Aquele ar condicionado que quando você aperta para ligar ele leva 3 segundos, é a mesma coisa, seu hóspede não sabe disso e sairá apertando repetidamente o botão até que o óbvio aconteça – afinal, ele espera que apertando o botão, instantaneamente ele funcione.
O chuveiro super sofisticado que você comprou, que no botão A é a ducha e no botão B é o chuveiro também pode causar confusão. Simplifique, as pessoas só querem ligar o registro e sentir a água quente saindo de lá sem muita complicação.
Portanto, quando você for montar ou adaptar o seu imóvel para locação por Airbnb, evite “coisas difíceis” e invista em soluções óbvias, fáceis e intuitivas. Assim seus equipamentos tendem a durar mais, terão menos manutenções e você não precisará ficar pastoreando o seu hóspede a cada eletrodoméstico mais sofisticado que você se propuser a colocar.
As coisas mais sofisticadas e delicadas você pode deixar para colocar na sua própria casa, lá você saberá como cuidar delas e como manuseá-las.