Loft, um negócio bilionário que você também pode fazer

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar da brasileira Loft, proptech e unicórnio brasileiro do setor imobiliário que realiza a compra e venda de imóveis.

Fundada há pouquíssimo tempo, em 2018, já é uma das empresas mais relevantes do mercado imobiliário e que utiliza da tecnologia para acelerar os processos de compra e venda de imóveis, segundo eles, conseguem transacionar imóveis em um intervalo médio de 4 meses.

A Loft, inicialmente, começou com um modelo de negócio em que comprava apartamentos residenciais com valor de mercado depreciados por conta da deterioração dessas unidades, fazendo uma oferta de compra para os proprietários com imóveis nessas condições - e que teriam dificuldades em vende-lo ao preço de mercado ideal. Com este trunfo na mão, Loft e proprietário fecham um negócio vantajoso para ambos.

Após a nova aquisição, a Loft imediatamente revitaliza o imóvel, faz uma reforma extraordinária deixando-o altamente desejável para novos compradores e, evidentemente, cobrando um preço bem mais alto do que o inicialmente pago ao proprietário. Nos EUA, este movimento de comprar, reformar e revender é chamado de House Flipping, ou em português, flipagem imobiliária.

O processo todo da empresa é verticalizado, ou seja, a Loft compra, reforma e vende, tudo de forma direta, sem intermediários no processo, o que traz uma vantagem financeira ainda melhor.

Hoje, a Loft, além de continuar realizando este tipo de negócio, também se tornou um marketplace para proprietários, corretores e imobiliárias venderem seus ativos imobiliários através da sua plataforma, que por sua vez ganha uma comissão pela venda.

E como você pode fazer o mesmo?

Evidentemente que, com mais estrutura como a Loft possui, menos custos operacionais e de transação eles têm, porém, nada impede de que pessoas comuns façam o mesmo, pois no final, a chave para isso dar certo é saber comprar por um bom preço, saber reformar de forma que deixe o imóvel atrativo, aumente o seu valor de mercado e finalmente tenha a sensibilidade de precifica-lo adequadamente para passa-lo para frente.

Tem quem prefira arrematar imóveis de leilão e fazer o mesmo, dessa forma, melhores oportunidades de ganho você pode ter realizando esse tipo de flipagem.

Mas leilão de imóveis a gente deixa para um próximo Insight.


Gostou deste insight? Leia outros aqui.