Lição de casa

Lição de casa, um conceito tão simples que até quando criança levamos pra casa essa responsabilidade.

Me lembro que, enquanto criança, desejava muito ser adulto justamente por "não ter que fazer mais lição de casa".

Confesso que, no modelo de educação da minha infância - que em boa parte ainda permanece o mesmo, não me dava prazer nenhum em fazer, no máximo, uma nota boa na prova.

Contudo, o meu desejo infantil de que na vida adulta as lições cessariam, descobri que na prática eu teria outros tipos de lição de casa, mas dessa vez, eu mesmo precisaria escolhê-las - e se eu quisesse.

Algumas mais simples, outras mais complexas, no entanto, elas sempre estão lá. E advinha: que chato é continuar fazendo lição de casa.

Só que, o que talvez a gente não perceba é que sem essas lições de casa estamos sujeitos a simplesmente permanecer criança, sem responsabilidades, com pouca ou nenhuma evolução.

Quando eu vou fazer uma live, eu me preparo antes. Se eu vou fazer uma apresentação para um cliente, eu me preparo antes. Se eu quero ter um corpo mais bonito, lá vem a lição de casa, se quero ter mais conhecimento, preciso sentar a bunda na cadeira. Se quero ser mais saudável, preciso abrir mão de certas coisas. Se quero alugar mais meus imóveis, se quero investir melhor, pensar melhor, ser melhor, agir melhor, me expressar melhor, escrever melhor, as lições de casa estarão sempre na antessala das recompensas.

E como uma criança, que tem preguiça de fazê-las, afinal, o máximo que elas ganharão é um 10, para os adultos é um pouco diferente, a recompensa pode ser muito mais do que um 10 ou absolutamente nada tendo em vista que nem sempre nossos esforços são garantia de sermos recompensados.

Você pode ter se preparado muito para aquela reunião com o cliente, mas nada te garante que a pessoa seguirá adiante com você. No entanto, são essas lições de casa que, quando nos obrigamos, mesmo não querendo, mas sabendo da sua importância, fazem com que a gente consiga mais chances de capturar as recompensas que a vida pode nos trazer.

No final das contas, nunca deixou de ser tão importante, todos os dias, escolhermos e fazermos as nossas lições de casa.


Gostou deste insight? Leia outros aqui.