Kitnet & Airbnb, um casamento perfeito?

por: Vini Velame

Tem se falado muito sobre construir e alugar kitnets nos últimos anos. Se você é uma pessoa interessada em investir em imóveis, deve ter percebido que esse assunto se popularizou nas mídias socias (Instagram e Youtube) de uns tempos para cá.

Esse tipo de negócio é interessante para quem busca uma renda recorrente com aluguéis, pois o preço pago para se construir um imóvel é muito menor que, por exemplo, comprar um imóvel pronto ou um imóvel na planta (não é uma regra, mas costuma ser assim).

Hoje no mercado imobiliário, não é mais “segredo” que imóveis menores tendem a dar um maior retorno sobre o capital investido se comparado com imóveis maiores, e nesse sentido as kitnets tem chamado a atenção e se tornado popular.

Agora, e se construir kitnets e colocar no Airbnb, será que é um bom negócio?

Vou compartilhar a minha experiência desse “casamento” Kitnet & Airbnb que tenho vivido.

Hoje eu faço a gestão de 3 Kitnets no Airbnb de um imóvel da minha família, que conta com 7 Kitnets no total. Essa ideia de anunciar no Airbnb surgiu só depois que as unidades tinham acabado de ser construídas. A princípio todas as unidades seriam long stay (aluguel tradicional).

Na época eu já anunciava um apartamento meu no centro de São Paulo, e comentando sobre a alta rentabilidade que estava gerando alugando pela plataforma do Airbnb, decidimos testar uma unidade piloto por ela.

Uma observação importante é que essas kitnets não estão próximas a uma estação de metrô e não estão no Centro de São Paulo, ficam na região da Zona Leste, entre dois bairros conhecidos, Tatuapé e Anália Franco. Próximo ao local há um Shopping, Hospitais e Supermercados.

Esses fatores indicavam que a demanda não seria tão alta como um apto que está próximo a uma estação de metrô e do centro da cidade.

Quando o anúncio da primeira kitnet foi ao ar, recebi a primeira reserva em menos de 48 horas e logo em seguida antes de finalizar a primeira reserva, já tinha caído a segunda reserva, logo em seguida foram feitas diversas consultas e reservas e foi ai que eu percebi que os “fatores” não importavam mais, e que o teste que fiz comprovou que havia uma alta demanda.

Nessa altura algumas kitnets já estavam sendo alugadas no long stay e após 1 mês de Airbnb na unidade piloto decidimos colocar a segunda unidade, pouco tempo depois colocamos a terceira unidade, ficando 4 unidades no long stay e 3 unidades no Airbnb, com uma ocupação média de 90,5%.

Então, é possível fazer Airbnb em kitnets, além dessa experiência que compartilhei com você, algumas outras pessoas de outros Estados entraram em contato comigo no meu Instagram e disseram que está sendo um sucesso a experiência deles.

Lembra que eu falei que imóveis menores tendem a dar um maior retorno?

Vou compartilhar com você a menor unidade das kitnets que tem 19m² e é a que tem gerado uma maior rentabilidade.

Clica aqui para conhecer o anúncio dela no Airbnb


Gostou deste insight? Leia outros aqui.