Como o Airbnb ganha dinheiro além das comissões?

por: Rômulo Villela

Se você aluga o seu imóvel pelo Airbnb não é novidade nenhuma que eles ganham dinheiro através das comissões que são pagas tanto pelos anfitriões, quanto pelos hóspedes no momento que alguma reserva é feita.

Evidentemente é daí que o bolo do dinheiro chega no caixa da empresa, mas o que pouca gente sabe é que o Airbnb ganha dinheiro em cima do dinheiro que nem dele é.

Calma que eu vou te explicar isso melhor.

Quando uma reserva é confirmada dentro da plataforma, o usuário (hóspede) paga integralmente o valor daquela locação para o Airbnb, ou seja, se estou em outubro e faço uma reserva para o carnaval do ano seguinte, o Airbnb já fica com este dinheiro desde o momento da reserva. Isso significa que aquele dinheiro que irá futuramente para o dono do imóvel, se não houver nenhum cancelamento por parte de nenhuma das partes, enquanto não chega a data da viagem, ficará no caixa do Airbnb.

É aí que o Airbnb faz um processo chamado de floating.

Floating é o processo em que uma empresa, uma vez que recebe determinado dinheiro de terceiros em sua conta, terá um prazo determinado para repassar este capital.

É aí que a mágica acontece. Imagina que você tem milhões de reservas com prazos futuros sendo feitas e uma quantidade enorme de dinheiro entrando no caixa da empresa, enquanto você não repassa esse dinheiro recolhido, o que fazer com ele, então, afinal?

Vamos trazer aqui a lógica de uma instituição financeira, um banco por exemplo. O banco ganha dinheiro através de empréstimos, financiamentos, etc, utilizando o dinheiro depositado dos próprios correntistas, ou seja, se você tem 10 mil reais na sua conta do banco, é com esse dinheiro que ele irá emprestar para outras pessoas com a cobrança de juros.

Agora vamos voltar ao caso do Airbnb. Com esse caminhão de dinheiro dos outros que ainda não precisam ser repassados, a plataforma pode fazer diversas coisas com este montante, desde investir em novos projetos dentro da empresa, já que o custo pelo uso do dinheiro é zero, ou até mesmo investir em algum tipo de renda fixa e capitalizar aquele montante temporário do seu caixa e ganhar juros em cima disso.

Incrível, não?

Antes que você ache isso um absurdo - afinal, estão ganhando dinheiro com o dinheiro dos outros, não há nada de incomum ou errado nisso.

Vamos fazer uma simulação, então, pensando da maneira mais “correta” para o destino desse dinheiro. Uma vez que a reserva chega no caixa do Airbnb, a empresa imediatamente já repassa para o proprietário do imóvel de maneira antecipada a data da reserva efetivamente, afinal, o dinheiro da reserva é do proprietário e não do Airbnb depois de descontada a comissão, certo? Porém, o que aconteceria se o hóspede dessa reserva fizesse o cancelamento dela, ou fizesse uma alteração dela para menos ou mais dias em que haveria mudança do valor? E se o proprietário do imóvel vendesse o imóvel ou sumisse com o dinheiro e não cumprisse com a reserva efetivamente no futuro?

Veja que são muitas situações extremamente arriscadas para a plataforma, logo, além de gerar uma dor de cabeça desnecessária para todas as partes, a plataforma poderia tomar um grande prejuízo, perder credibilidade frente aos proprietários de imóveis, hóspedes, e toda a cadeia relacionada que confia nela para realizar estas transações.

Desta maneira, neste tipo de negócio, o Airbnb, assim como outra empresas que geram bastante caixa e só precisam repassar o dinheiro futuramente se beneficiam com esta sistemática.


Gostou deste insight? Leia outros aqui.